Horário de verão termina na próxima semana
06/02/2019 06:30 em Notícias
No dia 16 de fevereiro, à meia-noite, o relógio deve voltar uma hora e tornar a marcar 23h
O Horário de Verão encerra na madrugada do dia 16 de fevereiro, quando, à meia-noite, o relógio deve voltar uma hora e tornar a marcar 23h. Isso vale para os estados das regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul, onde o Horário de Verão está vigente. O ajuste nos relógios entrou em vigor no dia 4 de novembro de 2018 nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal. Nos demais estados os relógios seguem como estão.

Estudos realizados em 2017 pelo Ministério de Minas e Energia, em parceria com o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), apontaram que a economia do período não é mais significativa do ponto de vista energético. O motivo é a mudança do padrão de consumo da população, que passou a gastar mais energia entre 14h e 15h, deslocando assim o pico de consumo, anteriormente registrado das 17h às 20h. O presidente do Instituto Acende Brasil, Claudio Salles, afirma que acabar com o horário de verão é uma decisão muito mais política do que energética. “Existe uma economia pequena [de energia], mas que não é desprezível. Por outro lado, não é tão grande assim que tenha que ser imposta se houver algum custo para a sociedade". 

Em 2017 a equipe do então presidente Michel Temer estudou acabar com o período devido aos estudos do Ministério de Minas e Energia, mas não chegou a bater o martelo. Em 2018 houve mudanças na data de início do ajuste em virtude do segundo turno das eleições. 

Para 2019 a equipe de governo de Jair Bolsonaro será a responsável por decidir se o horário de verão deve permanecer ou acabar.

Fonte: Redação WH Comunicações / Silvana Toldo Ruscht, com informações no site R7

 

 

 
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE